Os preços do petróleo ampliaram suas perdas nesta terça-feira, em meio a realizações de lucros e um dólar mais forte, mas um otimismo geral quanto a uma possível forte recuperação da demanda manteve um piso para as cotações.
O petróleo Brent recuava 0,66 dólar, ou 0,92%, a 70,83 dólares por barril, às 8:52 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,64 dólar, ou 0,92%, a 68,59 dólares por barril.
Ambos os contratos haviam recuado cerca de 0,6% na sessão anterior.
“A alta anterior dos preços provavelmente foi prematura, e isso junto com o dólar mais forte e a correção nos mercados de ações está pesando sobre os preços do petróleo”, disse o Commerzbank.
Como o petróleo é precificado em dólares, uma moeda norte-americana mais forte torna a commodity mais cara para detentores de outras moedas.
Dados que mostraram recuo de 14,6% nas importações de petróleo pela China em maio também pesaram sobre os preços.
“Essa queda, no entanto, é ilusória, porque a China estava se aproveitando dos preços baixos do petróleo no ano passado, então a base de comparação está muito elevada e distorcida”, disse a corretora PVM.
Paradas de manutenção em refinarias na China em maio também contribuíram para as menores importações.
“O ambiente de fundamentos no mercado de petróleo segue favorável: a demanda por combustíveis está se recuperando forte, não apenas nos EUA, mas também na Europa após a retirada (parcial) de restrições”, disse o Commerzbank.
Fonte: Reuters