Petróleo cai mais de 1% com notícias sobre acordo nuclear entre EUA e Irã

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Petróleo cai mais de 1% com notícias sobre acordo nuclear entre EUA e Irã

09/06/2023

Compartilhe:

O petróleo fechou em queda firme hoje. A commodity, que subia no começo da sessão, perdeu força diante de uma reportagem que afirmava que EUA e Irã estão próximos de fechar um acordo temporário que retiraria embargos que impedem produtores iranianos de exportar para boa parte do mercado global.

 

O barril do petróleo WTI - referência americana - com entrega prevista para agosto fechou em queda de 1,65%, a US$ 71,44. Já o barril do Brent - referência global - para o mesmo mês cedeu 1,29%, a US$ 75,96.

 

O site Middle East Eye informou hoje, com base em fontes, que autoridades americanas e iranianas podem fechar em breve um acordo para que Teerã reduza sua iniciativa nuclear em troca da retirada de embargos que prejudicam as exportações de petróleo do país do Oriente Médio.

 

Após a reportagem do "Middle East Eye", fontes da Casa Branca ouvidas pela Reuters negaram a possibilidade de um acordo com o Irã, o suficiente para que o petróleo terminasse a sessão acima das mínimas do dia.

 

A perspectiva de que a oferta iraniana retorne ao mercado pressionou os contratos, em um momento em que investidores veem a economia global desacelerando.

 

Hoje, a zona do euro entrou em recessão técnica com a queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2023, em relação ao anterior. Já o mercado de trabalho dos EUA sinalizou perda de força com o aumento dos pedidos de seguro-desemprego a 261 mil na semana passada, bem acima da previsão de 235 mil.

 

"Tem sido uma semana muito instável nos mercados de petróleo, com os investidores forçados a digerir o mais recente corte de oferta da Opep+ no contexto de mais aumentos de juros e perspectivas negativas para a economia global", resume o analista Craig Erlam, da Oanda.

 

 

Fonte: Valor Econômico

Extraído de Agência Udop de Notícias

MAIS

Notíciais Relacionadas