O produto interno bruto (PIB) da Alemanha caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior, após ajuste de preços, variações sazonais e de calendário, informou nesta sexta-feira (24) o Destatis, o serviço federal de estatística. O dado confirmou tanto a prévia divulgada em 30 de outubro como a estimativa do consenso Refinitiv de analistas, ambos com queda de 0,1% no trimestre.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 0,4%.
“Depois do fraco desenvolvimento econômico observado no primeiro semestre de 2023, a economia alemã iniciou o segundo semestre do ano com uma ligeira queda no desempenho”, afirmou em nota Ruth Brand, presidente do Destatis.
O desempenho econômico esteve praticamente estagnado nos dois primeiros trimestres do ano (primeiro trimestre: 0,0%, segundo trimestre: +0,1%).
Embora as despesas de consumo final das famílias tenham diminuído no segundo trimestre de 2023 (-0,3%), as despesas de consumo final do governo aumentaram ligeiramente pela primeira vez em mais de um ano (+0,2%).
Contribuições positivas vieram da formação bruta de capital fixo. Em comparação com o trimestre anterior, a formação bruta de capital fixo (uma medida de investimentos) em máquinas e equipamentos no terceiro trimestre aumentou 1,1% e a FBCF em construção subiu 0,4% após ajustamentos de preços, de sazonalidade e de calendário.
O comércio exterior diminuiu no terceiro trimestre de 2023 com base em dados corrigidos de preço, calendário e sazonalidade. As exportações totais de bens e serviços caíram 0,8% face ao segundo trimestre de 2023. As importações diminuíram ainda mais (-1,3%).
Fonte: InfoMoney