O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu 59,3 trilhões de yuans (cerca de US$ 8,3 trilhões) no segundo trimestre de 2023, crescendo assim 0,8% em relação ao trimestre anterior, informou nesta segunda-feira (17) o NBS, o escritório nacional de estatísticas do país. No primeiro trimestre, a economia chinesa havia crescido a uma taxa de 2,2%.
Ante o mesmo trimestre de 2022, O PIB chinês chinesa teve incremento de 5,5% e o crescimento acumulado no primeiro semestre foi de 6,3%.
A alta ante o primeiro trimestre do ano superou as estimativas dos analistas captadas pelo consenso Refinitiv, que esperavam alta de 0,5%. Mas a expectativa na comparação anual no entanto, foi frustrada: a projeção era de crescimento de 7,3%,
Segundo o NBS, a demanda do mercado se recuperou gradualmente no primeiro semestre e a produção e a oferta continuaram a aumentar e o desempenho econômico, como um todo, melhorou.
O investimento em ativos fixos da China aumentaram 3,8% ano a ano no primeiro semestre, mostraram os dados oficiais.
A renda disponível per capita da China ficou em 19.672 yuans no primeiro semestre, um aumento de 6,5% ano a ano em termos nominais, mostraram os dados. Após deduzir os fatores de preço, a renda disponível per capita aumentou 5,8% em relação ao ano anterior.
Fonte: InfoMoney