O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da China voltou a subir em julho, para 54,1, após ter mostrado forte queda em junho (53,9), segundo pesquisa da S&P Global com o Caixin Insight Group. A leitura final veio acima das estimativas da FactSet, de 52,6. As leituras acima do nível de 50 indicam que a atividade econômica da China está em território de expansão.
O PMI composto chinês, que engloba serviços e indústria, caiu de 52,5 para 51,9 no mesmo período.
As empresas chinesas de serviços tiveram um forte início no terceiro trimestre do ano, de acordo com os dados da pesquisa. A atividade empresarial em todo o setor cresceu solidamente e a recuperação foi apoiada por um aumento acentuado em novos negócios, o que encorajou as empresas a expandir sua folha de pagamento pelo sexto mês consecutivo.
No entanto, as empresas de serviços ficaram um pouco menos otimistas ao avaliar as perspectivas de 12 meses para a atividade comercial, com a confiança geral caindo para o nível mais baixo desde novembro passado. Com relação aos preços, as empresas sinalizaram aumentos mais suaves nos custos de insumos e nos encargos de produção.
Fonte: Estadão Conteúdo
Extraído de InfoMoney