O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da Alemanha caiu de 43,2 em maio para 40,6 em junho, atingindo o menor nível em mais de três anos, segundo pesquisa final divulgada hoje pela S&P Global.
A leitura definitiva de junho ficou abaixo da estimativa preliminar do dado, de 41,0, mesmo patamar esperado pelo consenso Refinitiv de analistas. O resultado abaixo da barreira de 50 indica que a produção manufatureira alemã segue em contração.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, os produtores de bens na maior economia da zona do euro relataram uma queda nos preços de produção pela primeira vez desde setembro de 2020, refletindo um declínio cada vez maior nos custos de insumos e crescentes pressões competitivas.
O pior desempenho resultou de uma deterioração sustentada em novos pedidos em todo o setor. As empresas comentaram uma série de fatores por trás do declínio, incluindo hesitação do cliente e redução de estoques.
Além disso, a taxa de contração nas carteiras de pedidos continuou a acelerar, atingindo o nível mais rápido desde outubro do ano passado. A pesquisa apontou vendas mais fracas tanto no mercado interno quanto no externo, embora a queda nas novas encomendas para exportação, embora ainda acentuada, tenha diminuído ligeiramente em junho.
Fonte: Estadão Conteúdo
Extraído de InfoMoney