O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China mostrou estabilidade e ficou em 50,8 em janeiro, o mesmo nível de dezembro, segundo pesquisa mensal divulgada nesta quinta-feira (1) pela S&P Global, em parceira com o Caixin Insight Group .
Embora sem apresentar melhora ante dezembro, foi a primei vez desde maio de 2021 que o indicador ficou por três meses seguidos acima da linha de 50,0, patamar que separa a contração da expansão da atividade.
Segundo a pesquisa, as empresas mencionaram frequentemente o aumento da produção devido às condições de mercado mais firmes e ao aumento das vendas.
Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, comentou em nota que tanto a oferta como a demanda se expandiram no mês. “O sentimento do mercado continuou a melhorar, com a produção industrial crescendo pela quinta vez nos últimos seis meses. O subíndice do total de novos pedidos permaneceu em território expansionista por seis meses consecutivos”, afirmou.
Ele ainda citou que a demanda externa aumentou ligeiramente, com as novas encomendas de exportação se expandindo pela primeira vez em sete meses.
Fonte: InfoMoney