Possível redução na mistura de biocombustíveis nos EUA coloca Brasil em foco, mas paridade de importação está fechada

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Possível redução na mistura de biocombustíveis nos EUA coloca Brasil em foco, mas paridade de importação está fechada

06/07/2021

Compartilhe:

A possibilidade de que o governo do presidente Joe Biden conceda isenção aos refinadores sobre as leis de biocombustíveis, com diminuição nas misturas de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel, movimentou nas últimas semanas os mercados de grãos e de combustíveis.

 

Apesar de apuração da Reuters, a decisão ainda não foi cravada, mas se aprovada, colocaria o Brasil em foco diante de uma possível importação de etanol. Porém, segundo análises da consultoria Itaú BBA, a paridade de importação do biocombustível pelo Brasil está fechada.

 

Atualmente, as compras brasileiras do biocombustível norte-americano possuem tarifa de 20%."A paridade de importação dos Estados Unidos para o Brasil encontra-se fechada, em função dos altos preços do etanol americano, da tarifa de importação e do câmbio", disse a consultoria.

 

"A nossa análise de cenários mostra que preços de etanol abaixo de USD 1,770/galão e taxa de câmbio inferior a R$ 4,55/USD poderia abrir arbitragem de importação para o CS considerando os preços atuais do etanol anidro em SP de R$ 3,25/l", destacou o Itaú BBA.

 

O Itaú BBA atualizou sua estimativa para a safra 2021/22 de etanol total para 27,71 milhões de m³, sobre 30,37 milhões de m³ da temporada anterior, sendo 24,48 milhões de m³ de cana e 3,24 milhões de m³ de milho. Nesta temporada, a projeção é de uma importação de 400 mil m³.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

MAIS

Notíciais Relacionadas