Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE fecharam em baixa nesta quarta-feira, 12. Ao longo do dia, entretanto, eles haviam sido parcialmente impulsionados pelos atrasos na colheita de cana-de-açúcar no Brasil, causados pela chuva.
O açúcar bruto com vencimento em março havia subido para 18,74 centavos de dólar por libra-peso na terça-feira, 11, mas encerrou a quarta-feira a 18,68 centavos de dólar por libra-peso.
“A chuva no Brasil provavelmente manterá os preços no mercado à vista bem sustentados”, disse o Rabobank em nota, acrescentando que as precipitações estão atrasando a colheita de cana na região Centro-Sul.
A produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil durante a segunda quinzena de setembro totalizou 1,7 milhão de toneladas, queda de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior e abaixo das estimativas de mercado.
As fortes chuvas também prejudicaram os planos das usinas de açúcar indianas para um início precoce da moagem de cana. O objetivo era que as exportações de açúcar bruto pudessem começar antes das remessas ao mercado do exportador vindas da rival Tailândia, disse um alto funcionário da indústria e revendedores.
Por sua vez, o contrato de açúcar branco com vencimento em dezembro encerrou o dia a US$ 559,00 por tonelada.
Fonte: Tradução e adaptação NovaCana