Preços ao produtor da zona do euro caem em julho pelo sétimo mês

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Preços ao produtor da zona do euro caem em julho pelo sétimo mês

05/09/2023

Compartilhe:

Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo sétimo mês consecutivo em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira, em forte queda na comparação com o ano anterior, o que possivelmente oferecerá algum conforto ao Banco Central Europeu.

 

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que os preços nos portões das fábricas nos 20 países que usam o euro caíram 0,5% em julho em relação a junho e 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 0,6% e um declínio anual de 7,6%.

 

Os preços ao produtor são uma indicação inicial das tendências da inflação ao consumidor, que o BCE quer manter em 2,0% no médio prazo, mas que ficou em 5,3% em agosto.

 

O BCE aumentou as taxas de juros no ritmo mais rápido já registrado, levando-as a um pico de mais de duas décadas, mas levantou a possibilidade de uma pausa em sua reunião de setembro.

 

A queda mensal dos preços ao produtor da zona do euro em julho se deveu a uma redução de 1,2% nos preços de bens intermediários, como aço, açúcar ou madeira, e por uma queda de 0,9% nos custos de energia.

 

Os preços dos bens de capital, como máquinas e ferramentas, e dos bens de consumo duráveis aumentaram 0,2%, enquanto os preços dos bens não duráveis subiram 0,1%.

 

Em relação ao ano anterior, os custos de energia caíram acentuadamente, e os preços dos bens intermediários também tiveram queda. Os preços de bens de capital, duráveis e não duráveis subiram ao menos 4%, embora esses aumentos de preços tenham se atenuado de forma constante desde o final de 2022.

 

 

Fonte: Reuters

Extraído de Investing.com

MAIS

Notíciais Relacionadas