Os preços dos bens e serviços importados na Alemanha caíram 9,0% em novembro na comparação om o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Destatis, o departamento de estatísticas do país. Isso mostra uma perda de força na desaceleração dos preços, uma vez que o indicador mostrou queda de 14,3% em setembro e de 13,0% em outubro.
As grandes quedas ainda são atribuídas principalmente a um efeito de base originado pelos elevados aumentos de preços em 2022.
Na comparação com outubro de 2023, os preços das importações alemãs caíram ligeiramente (0,1%).
Os preços de exportação, por sua vez, caíram 2,2% em novembro ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês anterior, os preços de exportação caíram 0,2%.
As importações de energia em novembro mostraram preços 31,7% inferiores aos verificados em novembro de 2022, mas foram 1,4% mais caras do que em outubro.
O gás natural teve a maior influência na taxa de variação homóloga da energia, com preços em novembro ficando 47,0% abaixo dos praticados um ano antes. Na comparação com outubro de 2023, no entanto, os preços do gás natural aumentaram substancialmente (16,2%).
Fonte: InfoMoney