Os futuros de açúcar branco, que são negociados na bolsa ICE de Londres, subiram nesta terça-feira, 4. Especificamente, o contrato de açúcar branco com vencimento em agosto teve alta de 1,2%, indo para US$ 651,10 por tonelada.
Os mercados dos Estados Unidos, onde é negociado o açúcar bruto, estavam fechados por conta do feriado de 4 de julho.
A produção de açúcar da União Europeia deve se recuperar mais de 6% em 2023/24 em relação ao ano anterior, para 15,5 milhões de toneladas, mas os estoques finais permanecerão apertados devido à queda nas importações e ao aumento das exportações, disse a Comissão Europeia em estimativas iniciais para a próxima temporada.
Estoques apertados e custos mais altos para a indústria açucareira, por conta da alta da energia, levaram os preços médios do açúcar branco a níveis recordes na Europa.
Na Tanzânia, valor de produção de açúcar cai 10%
Já o valor da produção de açúcar da Tanzânia caiu 10% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o período do ano anterior, segundo informações do banco central do país.
O montante foi para 151,6 bilhões de xelins tanzanianos (US$ 62,65 milhões) no trimestre até março, em comparação com 168,8 bilhões de xelins tanzanianos no mesmo trimestre do ano anterior, informou o banco no relatório trimestral de desempenho econômico do país. O relatório não revelou o motivo do declínio nem a quantidade de açúcar produzida durante o período analisado.
No ano fiscal de 2023/24, que começa em julho, a Tanzânia planeja aumentar a produção de açúcar para 465 mil toneladas, ante cerca de 456 mil toneladas no ano atual, disse o ministro da agricultura do país, Hussein Bashe, ao parlamento em maio.
A produção de açúcar está projetada para atingir 700 mil toneladas até 2024/25, tornando o país autossuficiente em termos de consumo de açúcar, disse ele. O consumo anual atual de açúcar da Tanzânia é estimado em 470 mil toneladas.
Fonte: RPANews