Os preços do petróleo recuavam nesta segunda-feira por temores de que o avanço dos casos de Covid-19 na Índia vá prejudicar a demanda por combustíveis no país, terceiro maior importador global de petróleo, enquanto um esperado aumento de oferta da Opep+ também colocava pressão.
O petróleo Brent recuava 1,03 dólar, ou 1,56%, a 65,08 dólares por barril, às 8:22 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,89 dólar, ou 1,43%, a 61,25 dólares por barril.
Ambos os contratos de referência recuaram cerca de 1% na semana passada.
“O mercado está tendendo a focar mais nas notícias ruins no momento, da Índia e do Japão, onde o número de novos casos de coronavírus tem crescido acentuadamente, levando à imposição de novas restrições”, disse o analista Eugen Weinberg, do Commerzbank.
A Índia e o Japão são o terceiro e quarto maiores importadores de petróleo do mundo.
Os novos casos de coronavírus na Índia atingiram um pico nesta segunda-feira pelo quinto dia consecutivo, e países como Reino Unido, Alemanha e Estados unidos prometeram enviar ajuda médica emergencial para ajudar na batalha contra o vírus no país, onde os hospitais estão lotados e sob pressão.
A consultoria FGE espera que a demanda por gasolina na Índia caia em 100 mil barris por dia em abril e recue mais 170 mil bpd em maio. As vendas totais de gasolina na Índia em março ficaram perto de 747 mil bpd.
A demanda por diesel, de 1,75 milhão bpd, responde por cerca de 40% das vendas de combustíveis refinados na Índia. Ela poderia cair em 220 mil bpd em abril e mais 400 mil bpd em maio, segundo a FGE.
Fonte: Reuters