Os preços de venda no comércio atacadista da Alemanha caíram 0,2% em novembro ante outubro e ficaram 3,6% menores que os verificados em novembro do ano passado, informou nesta terça-feira (12) do Destatis, o serviço federal de estatísticas. Com isso, a deflação anualizada no atacado alemão perdeu um pouco de força, após ter mostrado queda de 4,1% em setembro e de 4,2% em outubro.
Assim como nos meses anteriores, a queda nos preços em novembro se deveu, principalmente, a um efeito de base originado pelos grandes aumentos de preços em 2022, como resultado da guerra na Ucrânia.
Os preços de produtos petrolíferos no atacado se destacaram, caindo 13,9%) ante novembro de 2022. Na comparação mensal, a queda foi de 1% ante outubro. Também foram registrados preços menores ante o ano anterior para grãos, tabaco não manufaturado, sementes e rações animais (-24,3%), produtos químicos (-20,9%), metais e minérios metálicos (-12,8%) e resíduos e sucata (-10,0%).
Em contrapartida, os preços atacadistas de frutas, legumes e batatas (+14,8%) e de açúcar, produtos de confeitaria e panificação (+10,1%) foram superiores aos de novembro de 2022. Os preços das bebidas (+7,4%) e dos animais vivos (+7,2%) %) também foram mais elevados no atacado do que no ano anterior.
Fonte: InfoMoney