O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do Banco Central, considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), registrou queda de 0,4% em outubro em comparação com o mês anterior.
O dado divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central indica que a economia brasileira iniciou o quarto trimestre do ano em retração. A queda foi mais forte do que a de 0,20% prevista por analistas em pesquisa da Reuters.
No início do mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o PIB brasileiro no terceiro trimestre deste ano caiu 0,1%, dando início a um período de recessão técnica.
Segundo os dados do Banco Central, o indicador do nível de atividade econômica da instituição teve queda de 1,48% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Em 2021, a prévia do PIB do BC registra crescimento de 4,99%. Nos últimos 12 meses, o indicador aponta para um crescimento de 4,19%.
Segundo o último boletim Focus divulgado pelo Banco Central, diante do cenário de aperto fiscal para tentar conter a inflação, a previsão do mercado para o crescimento da economia brasileira continua com tendência de baixa.
Pela nona semana seguida, economistas do mercado financeiro revisaram a previsão para o PIB. Segundo o Focus, passou de 4,71% para 4,65%, em 2021, e de 0,51% para 0,50%, em 2022.
Fonte: 6 Minutos/ UOL