O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido ficou estável (0,0%) no 3º trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (10) pelo ONS, o escritório nacional de estatística. A economia britânica vinha de um ligeiro crescimento de 0,2% no segundo trimestre. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 0,6%.
A prévia do PIB veio ligeiramente melhor que a esperado por analistas, uma vez que o consenso Refinitiv previa queda de 0,1% no 3º trimestre na comparação trimestral e crescimento de 0,5% na anual.
No período entre julho e setembro, houve um feriado bancário adicional para o funeral da Rainha Elizabeth II e muitas empresas fecharam as portas ou funcionaram parcialmente no dia, o que acabou por interferir na comparação dos dados.
Segundo o ONS, o PIB britânico deve ter crescido 0,2% em setembro de 2023, após uma evolução de 0,1% em agosto e uma queda de 0,6% em julho.
O setor de serviços apresentou queda de 0,1% no 3º trimestre de 2023, após estabilidade no 2º trimestre, com retrações em 8 dos 14 subsetores. As maiores contribuições para a queda vieram das atividades imobiliárias e do subsetor de transportes e armazenagem.
A produção geral ficou estável entre julho e setembro, após crescimento de 1,2% no trimestre anterior. Houve evolução em mineração e extração e no setor de energia, compensada pela queda no abastecimento de água, esgoto e gestão de resíduos.
Especificamente a produção industrial aumentou 0,1%, após um crescimento de 1,9% no trimestre anterior. Houve altas em 7 dos 13 subsetores, com a maior contribuição positiva vindo da fabricação de equipamentos de transporte, que registrou quatro trimestres consecutivos de crescimento positivo.
Fonte: InfoMoney