A chuva seguirá ativa no Brasil no decorrer dos próximos cinco dias. De acordo com a previsão do tempo, o período será marcado por instabilidades em áreas espalhadas pelas cinco regiões do país.
Em algumas localidades, a expectativa é de acumulados acima dos 100 milímetros durante o período. Em pontos do Norte e do Nordeste, os acumulados devem, inclusive, chegar próximo aos 200 milímetros.
Além da chuva, outros fenômenos podem ocorrer até o próximo fim de semana. Na região nortista, por exemplo, não se descarta o risco para transtornos em decorrência das instabilidades. Alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra devem ser registrados.
Previsão do tempo com chuva e grandes acumulados
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para os próximos cinco dias. Conforme indica a meteorologia, vai ter chuva e grandes volumes acumulados.
Sul
Pancadas de chuva ainda serão registradas nesses próximos dias, com destaque para Paraná e Santa Catarina, onde a chuva segue mais organizada e até mais volumosa, com acumulados acima dos 35 milímetros. No noroeste paranaense, a chuva pode ser ainda mais volumosa, em torno de 50mm, o que pode atrapalhar de forma momentânea as atividades de campo na região.
Por outro lado, chuvas muito isoladas no Rio Grande do Sul, sem acumulados significativos e maior predomínio do sol e do calor. Isso ainda mantém o cenário de preocupação com a qualidade dos grãos e das áreas de pastagens em solo gaúcho.
Sudeste
Previsão de chuva volumosa ao longo da semana no oeste paulista e no Triângulo Mineiro, com volumes acima de 35mm, porém, não devem atrapalhar de forma significativa as atividades de campo nas áreas produtoras. Atenção para chuva volumosa, mas de forma pontual, no sul de Minas Gerais e na Serra Mantiqueira em São Paulo.
No Espírito Santo, as instabilidades se darão em forma de pancadas, mas sem grandes volumes. Enquanto isso, no Rio de Janeiro e no norte mineiro, um tempo mais seco deve chamar a atenção nos próximos dias.
Centro-Oeste
Previsão de chuva persistente e volumosa ainda nesses próximos dias, o que segue preocupando produtores rurais que têm suas atividades de campo prejudicadas devido ao excesso de umidade no solo. Volumes entre 35 e 100 milímetros ainda podem ser registrados até o dia 18 de março em áreas dos três estados e no Distrito Federal.
Outra preocupação é a qualidade dos grãos já armazenados devido aos altos índices de umidade relativa do ar na região com a maior presença de nuvens e chuva.
Nordeste
Previsão de chuva intensa desde o Maranhão até áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco nesses próximos dias, com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros facilmente. Destaque para o centro e norte maranhense e norte piauiense, em que volumes de até 200mm podem ser registrados em cinco dias.
Há potencial para transtornos e paralisação das atividades de campo. Na Bahia, a chuva começa a se espalhar mais pelo oeste do estado e até com acumulados significativos, podendo atrapalhar de forma momentânea o andamento da colheita da soja, mas sendo bem vindos para a manutenção da água no solo que está baixa. No centro baiano, a chuva ainda será muito isolada.
Norte
Previsão de muita chuva no Norte do Brasil nesses próximos dias, ainda com potencial para transtornos como alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Acumulados acima de 100mm podem ser registrados principalmente no leste do Amazonas, no Pará e no Tocantins.
Destaque para o leste paraense, onde os acumulados podem chegar próximo a casa dos 200 milímetros em cinco dias, sendo um grande problema para os agricultores da região. Diferentemente da maior parte da região, o tempo seco chama a atenção em Roraima.
Fonte: Canal Rural