Uma nova frente fria vem aí em pelo menos duas das cinco regiões do país. Ao menos é o que prevê a Climatempo em seu mais novo boletim meteorológico. A expectativa é a de que a condição climática se aproxime de parte do Brasil a partir desta sexta-feira (28).
Frente fria. Veja a previsão do tempo
Abaixo, a previsão do tempo para sexta-feira (18) para cada uma das regiões do Brasil.
Sul
A chuva se concentra entre Santa Catarina e Paraná. No território catarinense, as pancadas de chuvas ocorrem durante a madrugada. Na área paranaense, a chuva se inicia durante a madrugada e se espalha por todas as regiões no período da manhã.
Durante a tarde, a massa polar avança pelo Rio Grande do Sul e chega em Santa Catarina e no Paraná. Durante a tarde, as temperaturas sofrem acentuada queda, com as mínimas sendo registradas durante a noite.
Rajadas de vento de 80 km/h ocorrem em toda a faixa litorânea da região, com as ondas podendo ultrapassar 4 metros de altura.
Sudeste
Um sistema frontal consegue desconfigurar o bloqueio atmosférico e avança pela região, trazendo chuva e melhorando a qualidade do ar em alguns setores.
É esperado que a frente fria chegue em São Paulo pela manhã entre a cidade de Itapetininga e o Litoral Sul. Na parte da tarde, a chuva chega à Região Metropolitana de São Paulo, ao Vale do Paraíba e ao litoral norte, mas sem volumes expressivos. Também chove no litoral sul do Rio de Janeiro.
No extremo sul de Minas Gerais pode chover com fraca intensidade e de forma bem isolada durante a noite e início da madrugada.
Os índices de umidade relativa do ar ficam acima de 40% entre Presidente Prudente e Itapetininga, assim como na RMSP, no Vale do Paraíba em Campinas (SP) e no Rio de Janeiro. As demais áreas seguem com tempo firme e seco. A entrada na massa polar causa a queda acentuada da temperatura de São Paulo e as mínimas serão invertidas.
Centro-Oeste
O sistema frontal que avança pela região Sudeste fecha o tempo no sul de Mato Grosso do Sul no início da manhã, podendo chover com fraca intensidade e de forma bem isolada, sem expressivos acumulados, mas já durante a tarde o sol volta a brilhar.
Em Mato Grosso e Goiás, o tempo seco e firme segue sendo destaque. Atrás da frente fria uma massa polar avança pelo continente e é responsável pela queda de temperatura na região, em Mato Grosso do Sul a mínima será invertida.
Nordeste
As condições atmosféricas permanecem as mesmas. A chuva se concentra no litoral da região, enquanto a massa de ar seco atua sobre o interior do nordestino.
Norte
O tempo firme segue atuando em áreas isoladas do Acre, no sul do Amazonas, no sudeste do Pará e no Tocantins. As instabilidades ainda provocam pancadas de chuva na região ao longo do dia. As temperaturas seguem elevadas, a sensação de abafamento se destaca.
Fonte: Canal Rural