A chuva chegou com força no Rio Grande do Sul. Houve queda de árvores e destelhamentos na zona rural nos municípios de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos, no noroeste gaúcho.
No entanto, áreas do estado com maior demanda hídrica receberam pouca chuva, como é o caso de Santa Rosa, onde choveu apenas 15 milímetros. A previsão do tempo indica tempo mais firme para o estado nesta quinta-feira (18), enquanto os temporais avançam pelo país.
A frente fria combinada ao corredor de umidade avança e causa chuva forte no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina nesta quinta-feira. Há previsão de muitos raios, ventania, granizo e volumes de chuva mais elevados, inclusive em capitais como Campo Grande, Curitiba e Florianópolis.
Volta a chover em grande parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais entre o final da tarde e a noite desta quinta, mas ainda de forma isolada.
Em quase toda a região Norte, a combinação entre calor e umidade favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas isoladas de chuva. No Sertão nordestino, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina.
Próximos dias
Entre sexta (19) e sábado (20), o avanço da frente fria combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica e ao corredor de umidade vão causar chuva intensa em Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, áreas com potencial de temporais e chuva volumosa, incluindo as capitais.
Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva perde força e o tempo firme passa a predominar.
Fonte: Canal Rural