Usinas de açúcar da Índia elevaram sua produção em cerca de 20% na comparação anual, para 27,76 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ao comercial 2020/21, com a produção saltando no Estado de Maharashtra, disse uma associação do setor nesta quinta-feira.
O país é o segundo maior produtor global de açúcar e a maior oferta pode pesar sobre os preços globais.
Mais da metade das usinas de açúcar encerraram operações ao final de maço, disse a Associação de Usinas de Açúcar Indianas (Isma) em comunicado.
Maharashtra, o segundo estado produtor do país, produziu 10 milhões de toneladas do adoçante nos primeiros seis meses da temporada, contra 5,9 milhões o ano anterior, disse a Isma.
As exportações ganharam força e as usinas já fecharam contratos para vendas externas de 4,5 milhões a 4,6 milhões de toneladas de açúcar até o momento neste ano comercial, segundo a associação.
“A retomada das importações de açúcar pelo Paquistão vai abrir outro mercado para as exportações indianas e ajudará a garantir que a meta de 6 milhes de toneladas em exportação de açúcar seja alcançada em setembro de 2021”, acrescentou.
O Paquistão retirou um bloqueio de quase dois anos às importações de açúcar da Índia na quarta-feira, e permitiu que o setor privado importe 0,5 milhão de toneladas de açúcar branco, com o governo local buscando manter preços domésticos sob controle.
Fonte: Money Times