Produção industrial recuou em oito de 15 estados em janeiro, diz IBGE

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Produção industrial recuou em oito de 15 estados em janeiro, diz IBGE

06/04/2023

Compartilhe:

Entre dezembro e janeiro, a produção industrial do País recuou em oito de 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE. O dado oficial apontou queda de 0,3% na comparação mensal. No acumulado em 12 meses, a indústria variou -0,2%, com resultados negativos em sete locais.

 

As maiores quedas no período foram registradas por Rio Grande do Sul (-3,4%), São Paulo (-3,1%) e Mato Grosso (-2,0%).

 

A queda da produção industrial em São Paulo veio após um recuo de 0,8% no mês anterior. Com isso, a indústria do Estado acumula retração de 3,9% nesses dois meses.

 

Bernardo Almeida, analista da pesquisa, disse que esse resultado da indústria paulista, na comparação com dezembro, foi o de maior influência sobre o resultado nacional e teve o impacto dos setores de derivados de petróleo e de veículos.

 

“Podemos observar que, no mês de janeiro, a indústria automobilística costuma dar férias coletivas e com isso há queda de produção. Também há uma certa cautela na produção do setor, já que o desabastecimento de insumos e o encarecimento de matéria-prima vêm causando impacto no ritmo da produção”, explicou em nota.

 

No Rio Grande do Sul, a retração de janeiro eliminou o ganho de 1,9% que havia sido registrado em dezembro. O resultado também é ligado ao setor de derivados do petróleo.

 

“Em segundo lugar, também há o setor de produtos do fumo, que exerceu uma influência negativa sobre a indústria gaúcha”, analisou Almeida.

 

Além de ser a maior retração entre os locais investigados pela pesquisa, o resultado negativo da produção do Rio Grande do Sul foi o segundo de maior influência sobre o índice nacional.

 

Em Mato Grosso, a retração interrompeu dois meses seguidos de expansão, quando havia ganho acumulado de 9,3%. “Nesse estado, houve queda na produção de alimentos e, secundariamente, também houve o impacto negativo o setor de bebidas”, disse o analista.

 

Outros resultados negativos vieram do Rio de Janeiro (-1,0%), Santa Catarina (-1,0%), Pará (-0,4%), Paraná (-0,3%) e Bahia (-0,2%).

 

Já Espírito Santo (18,6%) e Pernambuco (17,3%) foram os locais em que houve maior expansão. A alta da produção capixaba foi antecedida por um recuo de 5,2% em dezembro, enquanto a indústria pernambucana eliminou, com o avanço de janeiro, parte da perda de 26,2% acumulada nos últimos quatro meses do ano passado.

 

Os demais resultados positivos, ainda na comparação com o mês anterior, vieram dos seguintes locais: Região Nordeste (6,1%), Goiás (2,5%), Amazonas (2,4%), Ceará (1,5%) e Minas Gerais (0,6%).

 

 

Fonte: InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas