Milhares de agricultores de um Estado de grande importância política na Índia realizaram nesta sexta-feira um protesto contra as novas leis agrícolas do país, sinalizando um crescente apoio à campanha que há meses pede que as reformas do governo para o setor sejam revogadas.
Irritados com o que consideram ser uma legislação que beneficia os compradores privados às custas dos produtores, dezenas de milhares de agricultores acampam há mais de dois meses nos arredores da capital Nova Délhi, reivindicando a revogação das leis introduzidas em setembro.
Grande parte do apoio inicial aos protestos veio de produtores de arroz e trigo do norte da Índia, especialmente do Estado de Punjab, controlado pela oposição.
No entanto, em um sinal de um desafio cada vez maior para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, mais de 10 mil agricultores de todos os espectros políticos e religiosos se reuniram nesta sexta-feira no Estado de Uttar Pradesh para manifestar apoio aos protestos.
Ramkumar Choudhary, um líder local do distrito de Bagpat, disse à Reuters que milhares de pessoas vão partir para Délhi, a menos que o governo revogue as leis.
Fonte: Reuters
IPCA acelera para 0,38% em abril, acima do esperado, diz IBGE