Em um dia de otimismo nas bolsas americanas e de forte alta das varejistas, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,59%, a 118.313 pontos.
Já o dólar fechou em queda de 1,23%, a R$ 5,57.
O que aconteceu com a Bolsa e o dólar?
O dia foi de otimismo nas bolsas americanas, que registraram alta puxadas por empresas de tecnologia. O índice S&P 500 terminou em máxima recorde nesta quinta, com dados mais fracos do mercado de trabalho ditando queda aos rendimentos dos títulos públicos americanos (treasuries), movimento que beneficiou ações de tecnologia e de outros setores de crescimento.
Ontem, autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) sinalizaram estar cautelosas sobre a continuidade dos riscos da pandemia e se comprometeram com o suporte da política monetária até que a recuperação esteja mais assegurada, conforme a ata da reunião de política monetária de março.
Os dados semanais de pedidos iniciais de seguro-desemprego mostraram uma segunda alta, o que reforça a postura de uma política monetária estimulativa por parte do Federal Reserve. Ou seja, a tendência de que o banco central dos EUA mantenha as taxas de juros mais baixas por mais tempo.
“Depois de quatro sessões em alta, finalmente a curva de juros deu um alívio e isso foi suficiente para engatilhar uma recuperação das ações mais ligadas ao setor doméstico, que vinham sofrendo nos últimos dias, garantindo um dia de ligeira alta para o mercado com volume bem abaixo da média”, apontou Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.
As ações de varejistas brasileiras fortes em ecommerce, como Magalu e Via Varejo, subiram forte com esse cenário, o que também beneficiou o índice brasileiro.
Na outra ponta, as ações da Petrobras sofreram com os estoques acima do esperado de gasolina nos Estados Unidos e ainda com a fala de ontem do presidente Jair Bolsonaro, que disse que a política de preços da estatal pode mudar após o aumento do preço do gás feito pela empresa nesta semana, de 39%.
Maiores altas:
Embraer (+ 8,53%)
Magalu (+ 8,28%)
Yduqs (+ 6,80%)
Maiores baixas:
Multiplan (- 4,34%)
Hapvida (- 2,23%)
Notre Dame (- 1,72%)
Fonte: UOL/Reuters