No último ano, o real se valorizou diante de outras moedas, especialmente de países da América Latina. De acordo com um levantamento da Frente Corretora, perante ao peso argentino, a moeda brasileira avançou 18,68%.
Vale lembrar que, no mês passado, a inflação na Argentina acumulou alta de 64% em 12 meses e a cotação da moeda atual afundou – o câmbio chegou a 330 pesos por dólar.
O real também ficou a frente do peso chileno, com uma valorização de 13,30%, além do euro e da libra esterlina, com valorização de 5,80% e 4,49%, respectivamente.
O euro também é outra moeda que vem perdendo valor nos últimos meses. A inflação na zona do euro chegou ao seu nível mais alto da história, em junho. No período de 12 meses, o acumulado foi de 8,6%. Há duas semanas, o euro chegou, pela primeira vez em 20 anos, à mesma paridade que o dólar.
E por falar em dólar, o real não foi páreo para a moeda americana. Nesse caso, o real se desvalorizou 10,06%. Em seguida, estão o dólar canadense (-5,70%) e dólar australiano (-0,76%).
Fonte: Money Times