O governo da Rússia ameaçou nesta quinta-feira (1º) suspender o fornecimento de petróleo e derivados aos chamados “países hostis”, caso decidam impor restrições e limitar o preço do petróleo russo.
“Se eles impuserem restrições de preços, simplesmente não forneceremos petróleo e derivados para as empresas ou Estados que os impõem, pois não trabalharemos de maneira não competitiva”, anunciou o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, em declarações divulgadas pela agência de notícias “Tass”.
Segundo o político russo, a “interferência” nos mecanismos de mercado da indústria petrolífera só a desestabiliza, além de fazer com que os consumidores europeus e norte-americanos paguem preços ainda mais altos.
No início de agosto, a Rússia chegou a interromper o fluxo de petróleo para três países europeus através do oleoduto Druzhba, que atravessa a Ucrânia. A medida foi tomada pela Transneft, estatal russa responsável pelo transporte de hidrocarbonetos, que disse ter paralisado o serviço “devido ao não recebimento de fundos”.
Até o momento, os países da União Europeia ainda continuam altamente dependentes de Moscou para satisfazer sua demanda energética. (ANSA)
Fonte: ANSA Brasil