A safra 2022/23 (abril-março) de açúcar do Centro-Sul do Brasil deve totalizar 33,6 milhões de toneladas, pouco acima da temporada anterior, segundo estimativa do Rabobank divulgada em seu relatório Global Sugar Balance Update.
A estimativa de moagem de cana é de 560 milhões de t, em um mix de 45% destinado ao açúcar. Apesar disso, há muitos componentes ainda em jogo para as usinas do Centro-Sul na definição do mix da nova temporada, que começou em abril.
"Atualmente, há mais incerteza do que o habitual sobre a evolução da arbitragem açúcar/etanol nos próximos meses, dada a invasão da Ucrânia pela Rússia e suas consequências para os preços do petróleo", disse em relatório o banco.
Além disso, a entidade acrescentou que também existem questionamentos sobre a política de preços de combustíveis da Petrobras e possível intervenção.
MUNDO
A expectativa do Rabobank para a safra global 2022/23 é de um superávit de 2,5 milhões de t, considerando aumentos de produção em origens asiáticas.
A entidade acredita em um aumento anual de 2,2% na produção do adoçante e uma alta modesta de 0,8% no consumo global em 2022/23. Também é considerada uma redução de 50% nas plantações da Ucrânia com base em relatórios oficiais.
Fonte: Notícias Agrícolas