A safra de cana-de-açúcar 2023/24 da Tailândia (outubro a setembro) foi projetada em 74 milhões de toneladas pela trading Czarnikow. O volume é 21% menor que o visto em 2022/23.
A retração ocorre à medida que os agricultores mudam para cultivos mais lucrativos. Também há a expectativa de que o fenômeno climático El Niño deve reduzir a produtividade.
A Czarnikow disse que a área de cana diminuirá, apesar dos preços recordes para os agricultores tailandeses em 2022/23 e das expectativas de preços ainda mais altos na nova temporada.
A retração nos volumes de cana se deve tanto a uma redução na área plantada, devido às culturas concorrentes que pagam mais aos agricultores, como a um forte risco em torno de um menor rendimento agrícola devido ao clima seco previsto, disse a Czarnikow na nota.
Os preços de referência do açúcar na Intercontinental Exchange (ICE Futures US) estão sendo negociados perto dos níveis mais altos em 11 anos devido a problemas nas safras em algumas regiões importantes e à expectativa de impactos do El Niño na Ásia.
A Tailândia é um exportador importante na Ásia, um dos poucos nos últimos anos com um excedente exportável.
Fonte: Agência Safras
Extraído de NovaCana