A estiagem que assola a Europa e ameaça a safra de grãos do continente também traz consequências para a produção de beterraba sacarina, conforme o estrategista global do Rabobank para o setor de açúcar, Andy Duff. Em podcast gravado pelo banco, ele explora como a indústria de açúcar europeia está sendo afetada pelo clima e pela guerra na Ucrânia.
“A área plantada de beterraba na União Europeia caiu em torno de 4% esse ano em comparação com a safra passada”, relata.
De acordo com ele, o movimento faz parte de uma tendência de queda que já pode ser vista há vários anos. Entretanto, houve um aceleramento trazido pelo salto nos preços dos grãos e oleaginosas. Neste caso, a oferta foi afetada pela seca e, também, comprometida pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a partir de fevereiro.
Além da menor área dedicada à beterraba, o continente lida com uma queda de produtividade. “Os países onde a seca mais atingiu as lavouras de beterraba são das regiões sul e central da União Europeia. Estamos falando de Espanha, Itália, Romênia e até Áustria”, enumera Duff.
Fonte: NovaCana