Segunda-feira, 19
Sul
O dia será marcado por condições para formação de geadas amplas do Rio Grande do Sul ao interior do Paraná. Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas podem ficar abaixo de 3 ºC em toda essa área, e atingir números negativos nas serras e planaltos da região.
Sudeste
A semana começa sem chuva, mas com queda acentuada das temperaturas no estado de São Paulo. O estado vai registrar as menores temperaturas do Sudeste, com possíveis recordes de manhã mais fria do ano em algumas localidades, mas o frio será intenso em toda a região.
Há chances de geadas nas áreas de divisa com o Paraná. Além disso, pode haver registro de chuva isolada entre o Paraná e o Espírito Santo, devido à passagem de uma frente fria em alto mar.
Centro-Oeste
A temperatura volta a diminuir na região, devido aos ventos de sul trazidos pela massa de ar polar. Geadas pontuais podem ocorrer no extremo sul de Mato Grosso do Sul, nas áreas próximas ao Paraná e a São Paulo.
Nordeste
O tempo segue encoberto entre Recife (PE) e Natal (RN), com chuva a qualquer momento. Também chove na metade norte do Ceará e do Maranhão.
Norte
No começo da semana, os ventos de sul aumentam a nebulosidade entre Rondônia e o oeste do Amazonas. Além disso, a entrada desses ventos na região diminui as temperaturas mínimas desde o Tocantins até o Acre, iniciando um período de friagem.
Terça-feira, 20
Sul
O frio segue intenso pela manhã, com geadas amplas em todas as áreas da região, exceto no litoral. Geadas atingem inclusive Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Sudeste
O frio continua intenso, devido à presença da massa de ar polar. O sul de São Paulo e os pontos mais altos da Serra da Mantiqueira apresentam chances de geada.
A chuva diminui no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, e as temperaturas entram em queda.
Centro-Oeste
A massa de ar frio continua predominando e a manhã segue gelada, inclusive com chances de geada no sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, grande amplitude térmica será registrada na região.
Nordeste
A chuva diminui, mas se torna mais isolada e fraca entre Rio Grande do Norte e Sergipe. A entrada de ventos úmidos aumenta a chuva no litoral da Bahia. O tempo se mantém firme no sertão nordestino e no sul do Piauí.
Norte
O tempo segue como está no sul da região e o frio começa a perder intensidade, já que os ventos de sul se desconfiguram. Chuva com trovoadas atinge Amazonas, Pará, Amapá e Roraima.
Fonte: Canal Rural