O primeiro dia útil da última semana do inverno deste ano no hemisfério sul será marcado por condições climáticas adversas. De acordo com a previsão da Climatempo, a segunda-feira (19) contará com tempestades, trovoadas, risco de queda de granizo e passagem de uma nova frente fria.
Tempestades estão previstas apenas para o norte gaúcho. Chuvas acompanhadas por trovoadas devem ocorrer em áreas de três das cinco regiões geográficas do país: Sul, Sudeste e Norte.
Para o Centro-Oeste, o destaque meteorológico é a chance de registro de queda de granizo. O Nordeste, assim como o Sul do país, terá de encarar a chegada de mais uma frente fria.
Segunda-feira (19) com frio e trovoadas
Veja, a seguir, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões do país. As informações são da Climatempo e válidas somente para segunda-feira (19).
Sul
Chove em praticamente toda a região devido à aproximação de instabilidades associadas à uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do Paraná. O tempo é chuvoso e com tempestades no norte do Rio Grande do Sul, meio oeste de Santa Catarina e sudoeste paranaense.
Nas demais áreas, as pancadas de chuva vêm acompanhadas de trovoadas e chuva volumosa. Na Campanha Gaúcha o tempo ainda é firme, mas uma frente fria já se aproxima do estado.
Sudeste
A chuva retorna em praticamente todo o estado de São Paulo, acompanhada de trovoadas isoladas. Também chove no Triângulo Mineiro e no oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas da região há bastante variação de nebulosidade, mas sem chuvas. As temperaturas são elevadas em todo o Sudeste.
Centro-Oeste
Chove em praticamente toda a região. Os acumulados no norte e na região central de Mato Grosso são elevados, assim como em Mato Grosso do Sul. Isso ocorre devido à formação de sistema de baixa pressão sobre o Paraguai. Há alertas para tempo severo, queda de granizo e temporais.
Em Goiás, a chuva pode ocorrer bem isolada e pontual. Rajadas de vento de moderada intensidade atingem a região, com velocidade acima de 50 quilômetros por hora.
Nordeste
Com a frente fria se aproximando da costa nordestina, a chuva aumenta entre Salvador e Alagoas, podendo vir acompanhada de descargas elétricas e picos de intensidade, inclusive na capital baiana.
A chuva ocorre de forma mais isolada e pontual entre Pernambuco, Rio Grande do Norte e a costa norte nordestina. O interior permanece com tempo seco e temperaturas elevadas.
Norte
A chuva retorna ao Acre, a Rondônia e a parte do Tocantins. Acompanhada de trovoadas, ela será concentrada no período da tarde. Os acumulados podem ser elevados no sudoeste do Pará e norte do Amazonas, com possibilidade de queda de granizo.
Entre o leste e norte paraense, o Amapá e o norte do Tocantins o tempo é firme e seco, o sol brilha entre algumas nuvens no céu.
Fonte: Canal Rural