Fechamento (29/12): 5,2860 (+0,35%)
Viés do dia: Misto/baixista
Suporte: 5,22 e 5,15
Resistência: 5,38
Dollar Index: 103,240 (-0,34%)
A última sessão do mercado cambial de 2022 ocorreu na quinta-feira, o dólar fechou com leve alta. As razões foram principalmente os temores quanto a um possível surto de casos de Covid-19 na China com as novas medidas de flexibilização e as últimas nomeações de ministérios por Lula, que, apesar de estarem em certa medida em linha com o esperado, não foram tão bem recebidas pelo mercado. Com o fim do ano, a divisa acumulou sua primeira queda anual desde 2016, no total de -5,3%.
Durante a sessão de hoje grande parte das principais economias estará em feriado de fim de ano. Desta forma, a agenda econômica será vazia e a volatilidade dependerá das resoluções políticas e dos acontecimentos dos três últimos dias.
Quanto a estes, Lula na posse para se tornar o presidente da república seguiu com tom moderado e conciliador, na mesma linha de seu discurso após o resultado do segundo turno das eleições, que havia sido bem-visto pelo mercado. Além disso, vale mencionar a tomada da decisão do anterior governo em conjunto com área política do PT em postergar o recolhimento de impostos sobre os combustíveis, sendo o etanol e a gasolina por 60 dias e o diesel e biodiesel por mais 1 ano. A decisão foi em contramão ao pedido de Fernando Haddad, que se dizia em defesa da responsabilidade fiscal.
Fonte: StoneX