Fechamento (12/04): 4.919 (-1,71%)
Viés do dia: misto
Suporte: 4,82
Resistência: 5,03
Dollar Index: 101.322 (-0,18%)
Nesta quarta-feira o dólar operou em baixa durante quase toda a sessão e fechou abaixo dos R$5,00 pela primeira vez desde junho de 2022, com divulgação do CPI americano e fluxo cambial brasileiro. A moeda já havia atingiu um patamar menor que R$5,00 em fevereiro 2023, mas acabou recuperando perdas na mesma sessão.
O fator de maior peso que permitiu o real se manter firme nesta posição foi o CPI americano vindo abaixo do esperado. Isso trouxe expectativas para o mercado de que os EUA podem cessar seu aperto monetário até mesma na próxima reunião de FOMC no dia 3 de maio, fazendo com que o Brasil se mantenha atrativo para investidores estrangeiros devido ao diferencial de juros. A divulgação foi repercutida também em outras economias, com o Dollar Index fechando com uma queda de -0,6%.
Não obstante, agentes de mercado ainda devem se atentar às futuras divulgações. O núcleo do CPI, que exclui componentes de alimentação e energia, que possuem alta volatilidade por si só, se manteve em aceleração. Também, já ocorreu de a inflação voltar a ser persistente mesmo após dar sinais de desaceleração, de forma que, caso aconteça novamente, dólar deve reobter suporte.
Na sessão de hoje, será divulgado às 9:30 o Índice de Preços ao Produtor, projetado para uma avanço de 0,1% e os Pedidos Iniciais de Seguro Desemprego, previstos para 232 mil.
Fonte: StoneX