Fechamento (13/03): 5,2473 (+0,64%)
Viés do dia: misto
Suporte: 5,11
Resistência: 5,32
Dollar Index: 103,68 (-0,61%)
O dólar fechou em alta em relação ao real nesta segunda-feira chegando a R$5,24 e seguindo a tendência de aversão ao risco que se intensificou nos últimos dias. Investidores brasileiros buscaram refúgio na moeda norte-americana enquanto o Federal Reserve (FED) tomou medidas para conter a crise de crédito nos Estados Unidos, que vem trazendo incertezas e volatilidade aos mercados.
Investidores estão preocupados se o problema do banco SVB é isolado ou se é um sinal de problemas maiores no sistema bancário. Outros bancos também estão enfrentando perdas e podem ter que vender ativos para cobrir dívidas, o que pode levar a problemas em cascata. Isso pode levar à pressão política sobre o Federal Reserve para reduzir as taxas de juros e evitar mais falências bancárias.
O Ministério da Fazenda deve conceder um benefício fiscal para incentivar os bancos a renegociar dívidas de famílias no programa Desenrola. O projeto prevê que as instituições financeiras apurem créditos presumidos a partir do valor dos financiamentos feitos sem garantias do governo, e usem esses créditos para abater o pagamento de tributos, liberando margem no capital dos bancos. O Desenrola terá duas faixas, uma com garantia do governo para dívidas de até 5 mil reais de pessoas com renda de até dois salários mínimos, e outra sem garantia para renegociação de dívidas sem limite de renda ou valor.
Hoje o índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos será divulgado às 9:30. A divulgação deste índice pode ter uma grande influência nas decisões de política monetária do Federal Reserve (FED), bem como impactar diretamente o câmbio.
Fonte: StoneX