Fechamento (17/05): 4.9373 (-0,07%)
Viés do dia: Misto/baixista
Suporte: 4,85
Resistência: 5,02
Dollar Index: 103.0980 (+0,21%)
No pregão de ontem o mercado seguiu otimista com relação ao arcabouço fiscal. As alterações em seu texto que visam garantir o cumprimento das metas estabelecidas e a retirada de 5 dos 13 tipos de despesa que seriam excludentes à regra agradaram o mercado e elevou as expectativas com relação a sua tramitação e aprovação no congresso.
Contribuindo para um movimento de otimismo e menor aversão ao risco, tivemos uma tranquilização a respeito da possibilidade de calote da dívida nos EUA. Isso veio com falas do Presidente dos EUA, Joe Biden, que se mostrou confiante quanto a decisão de um aumento do teto da dívida ao invés de um default. O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, também deu sinais de que os EUA não devem votar em favor de um calote na dívida. Em meio a isso, já observamos boa parte dos mercados ao redor do mundo operando em alta nesta manhã.
No Brasil houve a aprovação da urgência para a votação do arcabouço fiscal após o fim da sessão de ontem, o que fará com que o projeto pule etapas e vá diretamente para a votação em plenário. Isso também pode contribuir para um otimismo no país.
Com relação a dados econômicos para a sessão de hoje, destacamos os Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego nos EUA, projetados para 254K e o Índice de Atividade Industrial na Filadélfia, ambos às 9:30, e às 11:00 dados de demanda no setor imobiliário. Vale mencionar que haverá três discursos de membros do FED às 10:05, 10:30 e 11:00, podendo trazer algum panorama dos juros americanos.
Fonte: StoneX