Fechamento (19/12): 5,29 (-0,15%)
Viés do dia: misto
Suporte: 5,23
Resistência: 5,35
Dollar Index: 104,72 (0,0%)
Ontem o real não teve forças para acompanhar a alta firme do Ibovespa, oscilou em um intervalo curto e encerrou sem grande variação. A falta de fôlego de nossa divisa reflete a cautela dos agentes perante decisões que afetarão o Orçamento do próximo governo.
A semana é decisiva para o futuro da PEC de transição que, até quinta feira, precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e, em seguida, ratificada pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, mas caso o texto sofra alterações deverá passar novamente pela aprovação no Senado. Entretanto, o ministro do STF, Gilmar Mendes, autorizou o governo bancar o Bolsa Família fora do teto de gastos via crédito extraordinário. Por outro lado, a notícia que acalmou o mercado foi a declaração do STF (Supremo Tribunal Federal) a respeito da inconstitucionalidade do orçamento secreto, o qual tiveram os critérios de divisão e transparência questionados.
Hoje, além de possivelmente termos a nomeação de mais componentes do ministério da fazenda, que podem movimentar o mercado, teremos a divulgação de novas licenças de construção nos EUA, que pode indicar a saúde do mercado imobiliário. A expectativa é que esse número sofra leve retração.
Fonte: StoneX