Fechamento (20/03): 5,2368 (-0,78%)
Viés do dia: misto
Suporte: 5,19 e 5,16
Resistência: 5,38
Dollar Index: 103,305 (-0,54%)
Nesta segunda-feira a cotação do dólar em relação ao real apresentou uma queda, fechando em 5,2368 (-0,78%), devido à reação dos investidores ao cenário mais positivo nos mercados internacionais. Tal cenário é resultado do anúncio da aquisição do Credit Suisse pelo banco UBS, e da expectativa das novas medidas fiscais e políticas monetárias tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos.
Após um período difícil de duas semanas para o setor bancário devido ao colapso do SVB Financial Group e do Signature Bank, a recuperação de bancos regionais nesta segunda-feira ajudou a estabilizar a situação. No entanto, as ações do First Republic continuaram a enfrentar uma forte queda de 47,29% após o rebaixamento de sua classificação de crédito pela S&P pela segunda vez em uma semana, atingindo seu preço mais baixo já registrado.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou pela manhã que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou mais reuniões entre membros do governo, presidentes da Câmara e do Senado, líderes partidários e economistas antes da divulgação oficial do arcabouço fiscal. Haddad se encontrou com líderes do governo na Câmara e no Senado, além de ter visitado a residência oficial do presidente do Senado. O objetivo do governo é buscar apoio para a proposta, que é vista como fundamental para aliviar as pressões nos mercados. Haddad afirmou que o arcabouço está na fase final e que o anúncio depende apenas de ajustes pontuais.
Na abertura da semana, as bolsas americanas fecharam em alta, refletindo a melhora no cenário bancário e com expectativa em relação à decisão monetária do FOMC na quarta-feira. Enquanto isso, o índice Bovespa adotou o sentido oposto, apresentando queda de 1,04% e atingindo 100.922,89 pontos.
Fonte: StoneX