Fechamento (18/08): 4,9698 (-0,15%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 4,89
Resistência: 5,00 e 5,03
Dollar Index: 103,307 (-0,07%)
Apesar de abrir em leve alta na sexta-feira, a taxa câmbio finalizou a sessão em queda. A baixa volatilidade refletiu a agenda vazia, mas com algum otimismo devido às expectativas de aprovação do arcabouço fiscal em breve. No entanto, houve variação positiva de 1,3% na semana, com os atritos no governo, preocupações quanto à economia chinesa e tom mais duro da Ata do Fomc.
Hoje, o Banco Popular da China reduziu sua taxa preferencial de empréstimo de um ano de 3,55% para 3,45%. Apesar destes estímulos serem bem-vindos, o mercado tem esperado por medidas mais impactantes, como maiores reduções de juros. Agora, o mercado aguarda quais outros estímulos econômicos acontecerão.
Apesar da agenda de hoje ser vazia, a semana conta com eventos importantes. De quinta-feira (24) à sábado (26) ocorrerá o Simpósio Anual de Política Monetária de Jackson Hole, no qual diversos acadêmicos e representantes de bancos centrais do mundo devem se reunir para discutir as mudanças estruturais na economia global. O discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, na abertura e na sexta-feira, bem como as discussões ao longo do evento serão monitoradas pelo mercado.
No Brasil, o Presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que o arcabouço fiscal deve ser finalmente aprovado nesta semana, com possível votação na terça-feira. Ademais, destacamos a divulgação do IPCA-15 na sexta-feira (25), que continuará servindo de termômetro para o mercado antecipar a política monetária do Bacen.
Fonte: StoneX