Fechamento (22/01): 4,989 (+1,29%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 4,93
Resistência: 5,00
Dollar Index: 103.359 (+0,12%)
Ontem, em um dia onde o foco estava na politica interna e quase sem interferência externa, o dólar fechou com uma alta de quase 6 centavos frente ao real e se aproximou da marca dos R$5,00.
O governo lançou o plano "Nova Indústria Brasil", que visa proporcionar às empresas linhas de crédito, subsídios e incentivos. No entanto, o plano, com um investimento de 300 bilhões de reais até 2026, suscitou preocupações no mercado. Prevalece a interpretação de que há apreensão em relação à possibilidade de o BNDES, um dos responsáveis por gerir os fundos, necessitar de suporte do tesouro no futuro, seguindo uma dinâmica semelhante a experiências passadas durante governos do PT. Tal perspectiva poderia impactar negativamente as contas públicas e adicionar incertezas na parte econômica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressou otimismo em relação aos R$ 300 bilhões, considerando-os um impulso para elevar o país a um novo patamar. Ele enfatizou a necessidade de um acompanhamento rigoroso por parte dos ministros para garantir a execução efetiva das ações propostas. Lula observou que, inicialmente, a falta de recursos era um problema, mas agora, com a disponibilidade de financiamento, acredita que os desafios podem ser superados com maior facilidade, destacando a importância de resolver questões de forma mais eficiente quando o dinheiro não é mais uma limitação.
Hoje não teremos divulgações no Brasil e apenas algumas nos Estados Unidos. No país norte-americano, serão divulgados o Índice de Manufatura, os Embarques do Setor Industrial e o Setor de Serviços, todos apresentados pelo Federal Reserve de Richmond.
Fonte: StoneX