Fechamento (28/03): 5,1667 (-0,62%)
Viés do dia: misto/baixista
Suporte: 5,07
Resistência: 5,26
Dollar Index: 102.478 (+0,05%)
Nesta terça-feira o dólar seguiu em queda pela terceira sessão consecutiva, operando em baixa durante praticamente toda a sessão. A moeda seguiu o movimento de menor aversão ao risco no exterior e foi favorecida pela divulgação da Ata do Copom, que não foi mal-recebida pelo mercado e pelo governo até o momento.
No exterior, o Dollar Index recuou 0,4% com relação a segunda-feira. Com os Bancos Centrais colaborando para promover a liquidez nos bancos e discursando de forma a amenizar a situacao o mercado tem se tranquilizado nas duas últimas sessões. Nessa manhã, os mercados mundiais refletem o otimismo operando majoritariamente em alta. Ainda assim, é muito cedo para descartar a possibilidade de volatilidade causada pelo estresse entre os bancos comerciais.
A Ata do Copom trouxe justificativas e perspectivas relacionadas a política monetária. Em resumo, foi destacado que os juros não estão diretamente ligados a divulgação do arcabouço fiscal, indicando que não necessariamente deve ocorrer um corte no curtíssimo-prazo, mesmo o arcabouço seja bem recebido. No entanto, foi mencionado que a questão da responsabilidade fiscal e um bom relacionamento entre o governo e o Bacen pode contribuir para um alívio inflacionário. O tom da ata também demonstrou compromisso do Banco Central no combate à inflação.
Na sessão de hoje teremos a divulgação do Índice de Evolução de emprego CAGED e do IPP às 9:00. Nos EUA, teremos as Vendas Pendentes de Moradias às 11:00, previsto para -2,3%. Hoje deverá ocorrer a reunião conclusiva do arcabouço fiscal, ao qual é esperada a divulgação ainda nesta semana.
Fonte: StoneX