O mês de maio vai terminando e junho começa com poucas mudanças no clima em várias partes do Brasil. Na interatividade desta quinta-feira, 27, a pergunta veio de Sítio do Quinto, na Bahia, e quem respondeu foi a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.
“O tempo segue firme e deve continuar com pouca chuva em junho. Todo o mês deve receber 6 milímetros, um volume bem pequeno. No entanto, em junho, serão 54 mm, com 22 dias de chuva. Em agosto, tudo indica que haverá chuva influenciada pelas ondas de leste. Também serão 54 mm, com 22 dias de chuva”, disse.
Nesta semana, a sexta terá tempo firme em boa parte do país, mas há mudanças no Rio Grande do Sul, com previsão de temporais, ventania, raios e queda de granizo. Ao longo de sexta, as tempestades avançam para Santa Catarina e Paraná e Paraná.
“Serão mais de 70 mm em áreas mais ao norte do Rio Grande do Sul, de 28 a 1° de junho. Embora seja chuva perigosa pelos danos que pode provocar, e bem vinda para aumentar a umidade do sol e pode favorecer o plantio do trigo”, disse Desirée.
Chove em menor quantidade também no Paraná e Santa Catarina. A chuva fraca ocorre no sudeste de São Paulo e Sul de Mato Grosso do Sul. Todo o resto do Centro-Oeste, a maior parte de Minas Gerais e do Nordeste ficarão sem chuva.
“Nas próximas duas semanas, a chuva diminui também no Sul e no Sudeste, deixando o tempo seco em quase todo o Brasil, com exceção do extremo norte. Na próxima segunda, é esperada uma temperatura mais baixa, na casa dos 5° C, apenas no Rio Grande do Sul”, disse.
Fonte: Canal Rural