A primavera do Hemisfério Sul promete se despedir com tempestades de norte a sul do Brasil. Nuvens de chuva estão sendo formadas por diferentes sistemas meteorológicos. Nesse sentido, há a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), orientada do Sudeste ao Norte. Além disso, há uma frente fria entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Sistema de baixa pressão atmosférica (a 1,5 km de altitude) na Região Centro-Oeste e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais ao norte do país, são outros fatores mencionados na previsão do tempo para hoje.
Nesta segunda-feira (19) há previsão de tempo firme em poucas áreas do país. O sol deve aparecer com poucas nuvens na região de Uruguaiana (RS) e de Salvador (BA) ao Ceará. As demais áreas brasileiras ficam sujeitas a pancadas de chuva, com diferente intensidade e em diferentes períodos do dia. Em São Paulo, por exemplo, tempo fechado na capital, em Sorocaba, no Vale do Ribeira e no litoral. Nas demais paulistas, a chuva pode vir em vários períodos do dia, com aberturas de sol. Todo o estado está sujeito a tempestades.
Risco de transtornos no Sudeste
A ZCAS continua favorecendo as nuvens de chuva desde o Amazonas até Minas Gerais e o Espírito Santo, e também a Bahia. Além disso, uma frente fria avança pela costa do Sudeste, somada a uma baixa pressão atmosférica na costa capixaba. Há risco para temporais em todo estado mineiro, inclusive em Belo Horizonte. Chuva volumosa — podendo causar transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos — está prevista para Juiz de Fora (MG) e em áreas de divisa com o Espírito Santo e até na capital Vitória. De acordo com a previsão divulgada pela Climatempo, condição similar é aguardada para a maior parte do estado do Rio de Janeiro.
E mais tempestades
No Sul do Brasil, a segunda-feira (19) será de tempo fechado do litoral norte de Santa Catarina à faixa leste do Paraná, inclusive em Curitiba (PR). Há risco para tempestades da Serra Gaúcha ao norte paranaense. Mas, de maneira geral, do centro-norte do Rio Grande do Sul ao norte e leste do Paraná tem risco de chuva forte e condições para rajadas de vento e queda de granizo. Os acumulados mais elevados da região Sul são no nordeste gaúcho, no leste e sudeste catarinense e no centro e do norte ao leste paranaense.
A ZCAS continua influenciando as condições do tempo e favorecendo as nuvens de tempestades sobre o Centro-Oeste do país. Somadas a uma área de baixa pressão atmosférica em Goiás, a 1,5 km de altitude, ela traz mais temporais e chuva volumosa em parte da região, onde o estado goiano e o Distrito Federal serão os mais influenciados e com volumes altos, com risco para danos. Em Mato Grosso, a chuva ocorre em vários períodos do dia, com risco para temporais em grande parte do estado, inclusive na capital Cuiabá. No oeste e noroeste mato-grossense, a chuva deve vir com moderada a forte intensidade.
“Além disso, um sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens de tempestades sobre Mato Grosso do Sul, onde, da capital ao sul, a chuva deve vir a partir da tarde”, informa a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo. “Nas demais áreas [de MS], chove em vários momentos do dia. Há risco para temporais, na maioria das áreas, inclusive em Campo Grande (MS). No sul de Mato Grosso do Sul, chove com moderada a forte intensidade”, complementa.
Chuvas e rajadas de vento
No Nordeste, a previsão do tempo para hoje indica tempo firme de Salvador ao norte baiano. Nas demais áreas do estado, há, contudo, condições para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Na região de Ilhéus, ainda na Bahia, a chuva deve ser passageira. Por outro lado, há potencial para temporais no oeste baiano.
Além disso, chove na porção sul do Piauí e no centro-sul do Maranhão, onde há previsão de precipitação a qualquer hora do dia. Esse acumulado pode ser de forte intensidade em Carolina (MA), por exemplo. Entretanto, o tempo não fica completamente fechado nessa faixa nordestina, podendo ocorrer aberturas de sol. Em Aracaju (SE), Fortaleza (CE) e São Luís (MA) há previsão para rajadas moderadas de vento. A ventania pode, aliás, chegar a 50 km/h.
Para a região Norte do país, há condições para pancadas de chuva com trovoadas de moderada a forte intensidade, conforme indica a Climatempo na previsão do tempo para hoje. A saber, tal condição deve ocorrer em todas as áreas nortistas nesta segunda-feira. E isso, aliás, inclui seis das sete capitais da região: Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC). Ou seja, apenas Palmas (TO) não entra nessa lista. Além disso, há risco para temporais no centro-sul do Tocantins e no sul do Pará.
Fonte: Canal Rural