Ao menos parte do Brasil se prepara para enfrentar “tempo severo”. Isso porque essa é a definição usada pela Climatempo para se referir a previsão para esta quinta-feira (16) para dois pontos específicos do país: o noroeste do Paraná e a porção sul de Mato Grosso do Sul.
Nesse sentido, excesso de chuva e temporais são aguardados para essas duas áreas. Além da previsão de “tempo severo”, há localidades do Brasil que tendem a encarar um dia com instabilidades. No Nordeste, por exemplo, a indicação é de acumulados acompanhados de raios e trovoadas. Segundo a meteorologia, vai chover em todas as cinco regiões do país.
Fora o “tempo severo” e a ocorrência de chuva, a frente fria também irá aparecer no Brasil ao decorrer desta quinta-feira. Segundo a previsão do tempo da Climatempo, esse fenômeno climático terá vez no Sudeste — onde irá passar por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Juntamente com um corredor de umidade, a frente fria irá passar, ainda, por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Previsão com tempo severo e frente fria
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. Válidas somente para esta quinta-feira (16), as informações partem da Climatempo, que adianta: haverá registro de tempo severo e passagem de frente fria.
Sul
Tempo severo no noroeste do Paraná, com temporais e chuva persistente. Instabilidades nas demais áreas paraenses e em Santa Catarina, com chuva a qualquer hora do dia. Pancadas isoladas no nordeste e leste do Rio Grande do Sul, mas tempo firme na Fronteira Oeste.
Sudeste
A passagem de uma frente fria aumenta a chuva entre São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro. Dia abafado, com pancadas fortes e temporais pela região. A chuva é mais isolada e passageira no Espírito Santo. A Região Metropolitana de Belo Horizonte contará, entretanto, com pancadas típicas de verão entre a tarde e a noite.
Centro-Oeste
Condições de tempo severo no sul de Mato Grosso do Sul, com muita chuva e temporais. Pancadas fortes entre Mato Grosso, norte sul-mato-grossense e sul de Goiás. Isso devido a um corredor de umidade causado pela passagem de uma nova frente fria. Em Brasília, a chuva é isolada, mas ocorre com raios e vento.
Nordeste
Costa norte e leste da região com tempo instável e muita chuva devido à atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT), conforme a previsão. Pancadas mais isoladas entre Alagoas e Sergipe e leste e sul da Bahia. Demais áreas com chuva e risco de raios e trovoadas, mas intercalando períodos de melhora.
Norte
Os temporais persistem entre Amazonas, Amapá, Pará, norte do Tocantins, em Rondônia e no sul de Roraima. A chuva toma conta da maior parte da região, mas intercala com períodos de melhora. No entanto, o céu fica mais nublado em Manaus (AM) e Belém (PA).
Fonte: Climatempo
Extraído de Canal Rural