Chuva, frio, vento, tempo seco. Essa é tônica climática de algumas regiões do Brasil neste começo de semana. Acompanhe a previsão para segunda e terça:
Segunda-feira (5)
Sul
O frio começa a perder força, contudo ainda há chance de formação de geada no sul do RS, na serra gaúcha e catarinense. O tempo fica firme na maioria das áreas da Região. Porém, há condições de chuva no norte e noroeste do RS, centro-oeste de SC e metade oeste do estado do Paraná. Na Grande Porto Alegre, o sol aparece com poucas nuvens. Já em Curitiba e na capital catarinense, sol com variação de nuvens, com chance de chuvisco à noite na capital e litoral paranaense. Continua frio em todas as áreas.
Sudeste
Há possibilidade de garoa no litoral paulista, em áreas de divisa de MG e do RJ e no Grande Rio, neste último pela manhã. Em Vitória, há previsão de chuva pela manhã, com o tempo firmando a partir da tarde. Pode chover a qualquer hora do dia no litoral norte do ES e no nordeste de MG. Nas demais áreas da Região, tempo firme. Em Belo Horizonte e na Grande São Paulo, o sol aparece com variação de nuvens. O frio persiste na capital paulista.
Centro-Oeste
Volta a ter condições de chuva no sul do MS, por conta de um cavado (área alongada de baixa pressão), mas de forma isolada e com baixos acumulados. Nas demais áreas do estado do MS, bem como em Campo Grande, e demais áreas da Região, o tempo continua estável ao longo do sábado. Mais uma vez, o tempo fica quente durante a tarde na Região.
Nordeste
As chuvas continuam costeiras na Região. Chuvas rápidas em São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Salvador. Já em Maceió e em Recife, pode chover a qualquer hora da segunda-feira.
Norte
A segunda-feira segue com tempo firme e quente em todo estado acreano, em RO, TO, sul e leste do PA e do AM. Nas demais áreas da Região, há previsão para pancadas de chuva com trovoadas, compreendendo as capitais Manaus e Boa Vista. Já em Macapá e em Belém, as chuvas previstas são isoladas e passageiras.
Terça-feira (6)
Áreas de baixa pressão trazem probabilidade de temporais no Sul. Foto: Reprodução/Canva
Sul
Na terça-feira, novas áreas de instabilidade associadas a um cavado e baixa pressão atmosférica voltam a espalhar chuvas com risco de temporais no centro norte do RS até o PR. A chuva mais forte em volume e trovoadas está prevista para o sul do PR e norte de SC. Nas áreas de fronteira do RS com o Uruguai e Argentina, o tempo aberto prevalece, entretanto, com muita nebulosidade.
Sudeste
Algumas áreas de instabilidade associadas a circulação de ventos em médios níveis mais um cavado meteorológico favorece pancadas isoladas e passageiras de chuva sobre o estado de SP, com chances para volumes mais altos no sul do estado, onde vem acompanhado por trovoadas. A nebulosidade ainda se faz presente nesta terça no RJ pela manhã e os ventos ficam moderados em toda a costa da região Sudeste. No ES, a infiltração marítima proporciona pancadas isoladas de chuva na costa do estado, já em MG, tempo aberto, com friozinho pela manhã e tardes mais quentes e secas com umidade do ar comprometida durante a tarde.
Centro-Oeste
As instabilidades ainda predominam no centro-sul de MS nesta terça-feira, já que temos a presença de instabilidades em médios níveis da atmosfera. No entanto, a chuva não é volumosa, tão pouco com temporais, são pancadas bem isoladas e passageiras. Em GO, DF, norte de MS e MT, o ar seco segue prevalecendo, não chove, faz calor e a umidade do ar fica baixa.
Nordeste
A entrada de umidade vinda do oceano deixa o tempo mais fechado com chuva a qualquer momento e poucas aberturas de sol entre Salvador e Porto Seguro. A chuva é mais isolada nas demais áreas costeiras do leste nordestino. Atenção aos ventos moderados na costa norte da região. Chove fraco na região de São Luís. Tempo aberto e muito seco nas demais áreas.
Norte
A chuva se espalha um pouco mais sobre a Região Norte, com chances de trovoadas no norte do PA, AP e AM e chuvas isoladas no sul do PA, mas o TO, AC e RO seguem secos, quentes e com baixa UR.
Fonte: Canal Rural