As operações de compra e venda de títulos públicos pelo Tesouro Direto foram suspensas nesta tarde, diante do aumento da volatilidade do mercado. Neste momento, o investidor só consegue negociar os papéis Tesouro Selic, os mais conservadores do programa.
A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações conduzidas pela Operação Lava-Jato está pautando os mercados de Bolsa, câmbio e juros na tarde desta segunda-feira.
Antes da suspensão das operações, por volta das 16h, os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam sem uma clara tendência, com alta dos prêmios de papéis prefixados e queda dos indexados à inflação.
Nos prefixados, a taxa do título com vencimento em 2024 era de 7,20% nesta tarde, contra 7,15% na sexta-feira. Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2026 avançava de 7,70% para 7,74% ao ano.
Já entre os títulos atrelados à inflação, o papel com vencimento em 2026 pagava uma taxa real de 2,93% nesta tarde, ante 3,08% na sessão anterior, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 recuava de 3,39% para 3,33% ao ano.
As negociações para compra no Tesouro Direto ocorrem normalmente até as 18h.
Fonte: InfoMoney