Hoje, às 11h, a UNICA divulgou o acompanhamento de safra referente à 2ª quinzena de fevereiro no Centro-Sul. Seguem alguns destaques:
- Após a recuperação da comercialização de etanol na quinzena anterior, as vendas domésticas de etanol hidratado e anidro voltaram a apresentar queda, desta vez de 7,27%. O cancelamento do carnaval aumentou 1 dia útil em relação ao ano passado, mas a demanda de distribuidores pode ter sido menor por conta da redução de viagens no feriado.
- Portanto, encerramos o mês de fevereiro com uma venda total de etanol no mercado interno quase 9 mil m³ abaixo do ano passado, totalizando 2,28 milhões de m³ (1,54 Mm³ de hidratado e 0,73 Mm³ de anidro). As saídas de etanol para o mercado externo em fevereiro, por sua vez, acumularam 174 mil m³ (+44% A/A).
- Neste contexto, os estoques encontram-se em patamares relativamente confortáveis, com anidro 5,47% acima do ano passado e hidratado 11,48%. Logo, a perda de fôlego das cotações do etanol deve se manter - mesmo com apenas 50 usinas em operação no final do mês por conta das condições adversas do clima, contra 87 unidades em 2020. Vale notar outros fatores de resistência, tais como a elevada paridade contra a gasolina nos postos e novas restrições à circulação.
Fonte: StoneX