Os 27 países da União Europeia devem produzir 16 milhões de toneladas de açúcar na safra 2022/23, 330 mil toneladas abaixo da temporada anterior, estima a representação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Bruxelas.
Em nota, a entidade afirma que a redução ocorre “com a diminuição da área plantada de beterraba devido à baixa rentabilidade em comparação com outras culturas”. Além disso, espera que as secas intensas reduzam os volumes de produção e rendimentos.
Segundo a representação do USDA, este é o quinto ano consecutivo em que a produção de açúcar da UE não é capaz de atender ao consumo interno.
De acordo com o órgão, apesar da previsão para a demanda no bloco ficar estável, em 17 milhões de toneladas em 2022/23, “o déficit (entre oferta e demanda) deverá aumentar para 1 milhão de toneladas, com as importações previstas em 2 milhões de toneladas e as exportações em 1,3 milhões de toneladas de exportações”.
Pela projeção, a importação deve se manter estável ante 2021/22, mas as exportações cederam marginalmente, de 1,34 milhões de toneladas no ano anterior. Os estoques devem cair para 1 milhão de toneladas no fim de 2022/23.
Fonte: Nova Cana