Até o momento, as usinas indianas se comprometeram com a exportação de 4,3 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2020/21 (outubro a setembro), informou um órgão comercial nesta quarta-feira, 17. Elas foram motivadas pelos altos preços globais, que vivem um recorde de quatro anos, e por um subsídio à exportação.
Mas o aumento das exportações do segundo maior produtor de açúcar do mundo pode limitar os preços globais, que foram impulsionados pela produção mais baixa na Tailândia, o segundo maior exportador do mundo.
As exportações ajudarão a Índia a reduzir os estoques e darão suporte aos preços locais do adoçante, um fator crucial para garantir que milhões de produtores de cana-de-açúcar obtenham os preços determinados pelo governo.
“Cerca de 4,3 milhões de toneladas de contratos de exportação já foram assinados”, disse a Indian Sugar Mills Association (Isma) em um comunicado. “Esta é uma grande conquista, especialmente porque esses contratos foram assinados em apenas dois meses e meio, desde a data em que as cotas de exportação foram alocadas pelo governo em 31 de dezembro de 2020”.
O país aprovou um subsídio de 5.833 rúpias (US$ 80,38) a tonelada para exportações de 6 milhões de toneladas no ano corrente. Do total de contratos, quase 2,2 milhões de toneladas de açúcar já foram embarcadas, informou a Isma.
A Índia tem vendido açúcar principalmente para a Indonésia, Dubai, Afeganistão, Sri Lanka e países africanos, disse um comerciante de Mumbai com uma empresa comercial global. “A escassez de contêineres e tarifas mais altas de frete estão limitando as exportações indianas”, disse o comerciante.
As usinas indianas produziram 25,87 milhões de toneladas de açúcar no atual ano de comercialização, quase 20% a mais do que há um ano, com o aumento da produção em Maharashtra e Karnataka, aponta a Isma.
No entanto, muitas usinas estão fechando as operações mais cedo devido à oferta limitada de cana-de-açúcar, disse o órgão comercial.
Na atual safra, 502 usinas de açúcar iniciaram as operações, mas 171 usinas pararam de moer no final de março, disse o relatório.
Fonte: Nova Cana