Usinas e empresas especializadas concordam em projeção de queda para safra 2021/22

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Usinas e empresas especializadas concordam em projeção de queda para safra 2021/22

28/05/2021

Compartilhe:

As divulgações sobre a safra de cana-de-açúcar realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com estimativas de produção, produtividade, área, entre outros indicadores, são um termômetro de como os produtores estão enxergando a atual temporada, uma vez que os dados são obtidos junto às usinas brasileiras.

 

Em 18 de maio, a entidade divulgou o primeiro levantamento para a temporada 2021/22. O compilado traz a expectativa de que 628,14 milhões de toneladas sejam esmagadas, sendo 574,80 milhões no Centro-Sul. Foram consultadas todas as 347 usinas ativas, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

O volume de moagem foi bastante próximo do estimado pelas 22 consultorias e empresas especializadas consultadas pelo NovaCana. Na média, excetuando a Conab, a quantia foi de 575,47 milhões de toneladas; com isso, a diferença entre as duas avaliações ficou em somente 670 mil toneladas.

 

O movimento é inverso ao que ocorreu na temporada 2020/21, quando o levantamento feito com as produtoras foi mais pessimista do que o esperado pelo mercado, com mais de 19 milhões de toneladas de diferença entre ambos. De todo modo, a atual perspectiva segue o padrão visto desde 2018/19, em que a noção de mercado fica acima da expectativa das usinas.

 

Assim como no ano passado, o levantamento foi feito em conformidade com as medidas de biossegurança federais, fazendo com que a Conab adequasse sua rotina: algumas viagens foram suspensas, assim como contatos presenciais e visitas às lavouras.

 

Fonte: NovaCana

MAIS

Notíciais Relacionadas