Varejo alimentar aumenta faturamento no último mês do ano

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Varejo alimentar aumenta faturamento no último mês do ano

18/01/2024

Compartilhe:

Tanto os atacarejos como os supermercados registraram aumento nas vendas unitárias durante dezembro de 2023. Entretanto, os atacarejos cresceram 1,3 p.p. a mais do que os supermercados em faturamento. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional também se destacou, com um incremento de apenas 3,5%, contra os 5,2% registrados nos supermercados. 

 

De forma geral, o varejo alimentar apresentou um crescimento de 2% nas vendas unitárias e de 4,4% de faturamento em relação a 2022. Já o aumento dos preços foi de 2,3%, algo que impactou positivamente o setor. 

 

Esses dados compõem uma pesquisa desenvolvida pela Scanntech , divulgada na última terça (16), e também traz dados sobre as categorias e regiões que mais se destacaram. 

 

A cesta de bebidas , por exemplo, se sobressaiu dentre as demais durante o último mês do ano, com acréscimo de 12,7% no faturamento em relação ao mesmo período de 2022. Esse movimento foi impulsionado pelas  altas temperaturas e festas de fim de ano, e os itens que contribuíram mais para o resultado positivo foram a cerveja, refrigerante e suco.

 

Por outro lado, a mercearia básica apresentou uma queda de 4,3% no faturamento e de 2,8% nas unidades devido à retração de preços de 1,6%. Dentre os itens que mais contribuíram para essa retração no faturamento estão o óleo (-27,1%) café (-13,4%) e leite UHT (-10%). 

 

No quesito de localização, o Norte e o estado de São Paulo apresentaram os aumentos mais significativos em faturamento. Enquanto isso, o Nordeste, e conjunto Leste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) ficaram abaixo da média nacional, com um crescimento de 2,8% e 3,8%, respectivamente.

 

 

Fonte: Misto Brasil
Extraído de SA+ Varejo

MAIS

Notíciais Relacionadas