As vendas dos shopping centers devem crescer 5,2% no Dia dos Namorados deste ano, em comparação com a mesma data de 2022. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor deve movimentar cerca de R$ 4,6 bilhões entre 6 e 12 de junho.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data.
“A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo na data, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período”, diz.
O executivo enfatiza, ainda, que os consumidores gostam de comprar presencialmente os presentes para o Dia dos Namorados e também consumir serviços que estão disponíveis nos shopping centers, o que reforça a perspectiva de um bom público nos empreendimentos na semana anterior à comemoração.
Ticket médio e campanhas
O levantamento foi realizado pela Abrasce com os empreendedores entre os dias 24 a 31 de maio de 2023, com o objetivo de entender as perspectivas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, ticket médio, entre outros indicadores para o Dia dos Namorados.
Entre os shopping centers ouvidos na pesquisa, 85% têm expectativas positivas para a data. Para 66% dos respondentes, o fluxo de visitantes será superior em relação ao de 2022. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será, em média, de 6,8%.
A perspectiva é que em 2023 o ticket médio seja de R$ 190. Para as mulheres, os segmentos que mais devem se destacar na data são Perfumaria e Cosméticos (90%), Chocolates e Doces (77%), Joalheria (75%) e Vestuário (74%). Já entre o público masculino, os segmentos que mais devem se destacar na data comemorativa são: Vestuário (71%), Relógios e Acessórios (67%), Calçados (63%), Perfumaria e Cosméticos (63%), Artigos Esportivos (60%).
Para o Dia dos Namorados de 2023, os investimentos dos shoppings estarão concentrados nas tradicionais campanhas promocionais: Sorteio (30%), Compre e Ganhe (29%) e Ganhe e Concorra (17%). Entre os prêmios mais citados, estão: Viagens, Vale Compras e Vale Jantar. Para as promoções de sorteios, os brindes são variados, indo desde eletroeletrônicos (celular, câmera, smart watch, etc.) a automóveis.
Fonte: Mercado e Consumo